MANIPULAÇÃO
O que é a manipulação?
A manipulação de medicamentos é a arte e a ciência de preparar medicamentos individualizados para os pacientes. Portanto, Manipular medicamentos significa dizer que você será tratado de forma especial, singular e inigualável. Optar pelo tratamento através do medicamento manipulado é ter a certeza de que você receberá um medicamento adequado às suas necessidades, sejam elas de saúde ou de estética.
Benefícios da manipulação
Médicos e pacientes fazem uso de medicamentos adequados a cada caso.
A partir da flexibilidade que a farmácia de manipulação viabiliza, seja na forma de dosagens ou associações.
A quantidade elaborada atende à necessidade do tratamento, garantindo o uso racional do medicamento.
AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA MANIPULAÇÃO:
Segurança
A Farmácia de manipulação magistral segue normas de Boas Práticas de manipulação determinadas pelo ministério da saúde (ANVISA). A qualidade das matérias primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados.
Produtos personalizados, dosagens adequadas
A dose certa para cada pessoa. A farmácia atende a necessidade individual e diferenciada de cada paciente.
Pacientes alérgicos
Outra virtude de usar receitas manipuladas é o fato de ser possível formular medicamentos e cosméticos sem conservantes, corantes, aromatizantes e essências, para pacientes alérgicos.
Associações medicamentosas
Quando existe a necessidade de usar vários medicamentos no tratamento da doença e seus sintomas, o médico pode associar várias drogas em uma única fórmula. Trazendo comodidade para o paciente
Quantidade adequada ao tratamento
Relacionamento Médico-Farmacêutico
Sempre que necessário o médico e o farmacêutico trocam informações e esclarecem dúvidas para garantir a saúde do paciente.
Medicamentos não disponíveis
A farmácia de manipulação hoje dispõe de um grande número de fármacos, que só existem em outros países ou foram descontinuados na indústria farmacêutica nacional.
Embalagens específicas – rótulo personalizado
O paciente toma um medicamento com seu nome, posologia e informações de segurança, evitando riscos de troca ou de consumo errado por outras pessoas.
Contato direto com o farmacêutico – assistência farmacêutica
A Farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde e, portanto tem um profissional farmacêutico durante todo horário de funcionamento.
Economia com qualidade
As fórmulas prescritas pelo médico na quantidade e dosagem exatas para o tratamento. Não há sobras!
As informações prestadas sobre as vantagens e benefícios sobre as manipulações de fórmulas são meramente informativas e não têm intuito de promover nenhum procedimento médico ou incentivar o autoconsumo de medicamentos. Para maiores informações, procure seu médico, nutricionista ou farmacêutico na sua farmácia de manipulação de confiança.
PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO
A automedicação é o uso de medicamentos sem a prescrição médica, onde o próprio paciente decide por qual remédio utilizar. O uso do medicamento sem acompanhamento médico pode esconder sintomas e causar conseqüências sérias.
Os riscos são:
-Mascarar os sintomas
-Administração incorreta
-Dosagem inadequada
-Diagnóstico errado
-Risco de dependência
-Risco de reações alérgicas
-Sérios efeitos colaterais, seguidos de complicações sérias
Orientações
Somente utilize medicamentos sob orientação médica.
· Mantenha o medicamento longe do alcance de crianças.
· A formulação é para uso pessoal e não deve ser transferida para outras pessoas.
· Os produtos manipulados são individuais e não são elaborados para durar por longos períodos. Devem ser utilizados no prazo previsto para o tratamento, de acordo com a orientação médica, e no prazo de validade sugerido no rótulo.
· Em caso de gravidez, suspenda o uso do medicamento e informe seu médico (caso o medicamento não seja para este fim).
· Qualquer alteração no medicamento ou no tratamento é uma decisão do médico. Não faça alterações por conta própria nem interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
· Não faça uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois poderão interferir na ação de seu medicamento (uso interno). Tome cuidado ao tomar seus medicamentos, faça isso em local claro e verificando cuidadosamente o rótulo para evitar eventuais trocas ou erros.
· Os medicamentos contendo uma etiqueta preta ou vermelha no rótulo são controlados por uma lei especial do Ministério da Saúde. Tais medicamentos podem apresentar efeitos colaterais, portanto, não os tome sem a orientação de seu médico.
· Procure não colocar as mãos diretamente em contato com cremes, géis e pomadas para não contaminá-los, use a pazinha que acompanha o produto.
· Em caso de irritação local ou reação de hipersensibilidade, interrompa o uso do medicamento e comunique seu médico.
· Evite contato do medicamento com olhos e mucosas, a não ser que o produto seja específico para este fim.
· A cápsula é apenas um invólucro, sua cor não interfere na ação do medicamento.
· Sua receita foi aviada conforme as dosagens e quantidades prescritas pelo médico, em caso de dúvida, favor contatar o médico ou a farmácia.
· O peso ou volume dos produtos manipulados corresponde ao que está descrito no rótulo, independentemente da capacidade máxima das embalagens.
· Se tiver dúvidas com relação à conservação, forma de armazenagem de seu medicamento ou modo de usar consulte-nos.